Assento
 Infantil


o site da "cadeirinha"


atualizado em Dezembro/2017
 

Autor:
Engº Oswaldo Pereira de Carvalho Fº

 


   
    Os assentos infantis, também chamados "cadeirinhas", são dispositivos de retenção de crianças (DRC's), os quais, desde que adequadamente utilizados em conjunto com os cintos de segurança do veículo ou com os sistemas especiais do tipo Isofix e Latch, são a forma mais segura de proteger as crianças contra acidentes durante o seu transporte em automóveis.
    Neste "site" você encontrará "dicas" interessantes para a utilização das "cadeirinhas" desde a escolha até os cuidados na sua instalação, bem como informações gerais sobre os critérios para a homologação desses produtos e a legislação específica desse importante equipamento de Segurança Veicular Passiva. Para visualização dos assuntos abordados neste site, acesse os respectivos tópicos no quadro MENU abaixo.
 

Atualizado conforme as Resoluções 277 e 518 do CONTRAN, bem como a Portaria 466 do Inmetro



  
A segurança no transporte de crianças em veículos é um tema tratado com muita atenção em vários países da Europa, América do Norte, Japão e Austrália, o qual vem gradativamente ganhando evidência também no Brasil.

   As autoridades e órgãos governamentais mostram-se cada vez mais preocupadas com a redução do índice de mortalidade de crianças em acidentes automobilísticos, e as “cadeirinhas” (designação popular dos dispositivos de retenção de crianças - DRC) já demonstraram sua eficiência no propósito de aumentar as chances de sobrevivência das crianças, inclusive com vários relatos noticiados pela mídia.

   É muito comum ter filhos ou parentes na faixa etária atingida pela legislação, a qual especifica os requisitos de segurança e os dispositivos de retenção de crianças adequados, o que faz com que o assunto seja do interesse da maior parte da população.

   A legislação que entrou em vigor no Brasil em 28 de maio de 2008 é a Resolução 277 do CONTRAN, a qual especificou os critérios para uso das cadeirinhas em função da idade da criança, com aplicação de multa aos infratores e perda de pontos na Carteira de Habilitação (a infração é considerada gravíssima, conforme artigo 168 do CTB).
 
  Junto com a Resolução 221/07 (exigências biomecânicas para veículos novos a partir de 2012) e a Resolução 311/09 (obrigatoriedade de Airbag em todos os automóveis nacionais a partir de janeiro de 2014), a implementação definitiva da Resolução 277 trouxe um avanço significativo em termos de redução de danos físicos provocados por acidentes automobilísticos envolvendo adultos e crianças.

   Em adição a isso, o Latin NCAP estabeleceu critérios para avaliação biomecânica de manequins de padrão infantil, através de Crash-Tests que permitem verificar a integração adequada das cadeirinhas com os diversos modelos de veículos do mercado sul-americano, em moldes similares aos padrões europeus do Euro NCAP.

   Em 29 de janeiro de 2015, através da Resolução 518 do CONTRAN, ficou determinado o prazo de 3 anos após a sua publicação, para que os novos modelos de automóveis e utilitários produzidos no Brasil ou importados possuam ao menos uma ancoragem inferior Isofix/Latch e a respectiva ancoragem do tirante superior Isofix. Essa lei especifica tambem o prazo de 5 anos após a sua publicação para extensão dessas exigências para todos os demais automóveis e utilitários produzidos no território nacional ou importados.

   Isso significa que a partir de 29 de janeiro de 2018, os novos modelos de automóveis e utilitários comercializados no Brasil deverão permitir a possibilidade de fixar pelo menos uma cadeirinha com o sistema Isofix/Latch.  Posteriormente, a partir de janeiro de 2020, todos os automóveis e utilitários produzidos no Brasil ou importados deverão ter também essa possibilidade.

   Tanto as cadeirinhas fixadas através do sistema Isofix como as fixadas pelo sistema Latch são consideradas mais seguras que aquelas fixadas através do cinto de três pontos na fixação nos assentos, por serem menos suscetíveis a erros de instalação e não permitirem folgas. Entretanto, os produtos compatíveis com os sistemas Isofix e Latch são mais caros, além de serem difíceis de se encontrar nas concessionárias e lojas especializadas.

   O objetivo deste "site" é fornecer algumas informações úteis para aqueles que necessitam transportar crianças em automóveis e o desejam fazer de uma forma segura. Nele também estão descritos os requisitos para certificação e homologação dos DRC's - "cadeirinhas", para que recebam o selo do INMETRO, sem o quê a sua comercialização no Brasil é proibida.

   Por motivos éticos e por não haverem fins lucrativos neste site, não foram mencionados os modelos e as marcas dos fabricantes das cadeirinhas ou dos veículos que aparecem nas imagens utilizadas, as quais estão sendo mostradas apenas para efeito ilustrativo.

 


 

   
 
MENU
 
 
  Panorama geral e estatísticas  
  Legislação e critérios de homologação  
  Tipos de cadeirinhas de crianças  
  Classes conforme o peso e idade  
  Cuidados na instalação da cadeirinha  
  A escolha da cadeirinha  
  Sistemas de engate ISOFIX e Latch  
  Outros meios auxiliares  
  Os cuidados com o Airbag  
  Testes de certificação com bonecos  
  Comentários adicionais  
  Apresentação do autor do site  
 


 


 

 

©2001-2017 - Assento Infantil - Todos os direitos reservados