Informações sobre o autor deste site


   Esta página é de autoria do engenheiro Oswaldo Pereira de Carvalho Filho, o qual trabalhou por muitos anos no setor de Proteção dos Ocupantes da Engenharia de Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil, especificamente na área de testes de sistemas de Segurança Veicular Passiva, tendo a oportunidade de participar diretamente no desenvolvimento de cintos de segurança e dispositivos de retenção de crianças em automóveis.

   Entre suas atividades na área de segurança veicular, o autor participou na elaboração e revisão das normas brasileiras NBR 14400 (dispositivos de retenção de crianças para automóveis) e NBR 7337 (cintos de segurança e seus componentes) como representante da Volkswagen do Brasil.

   No que diz respeito aos testes de componentes de segurança, o autor participou na execução de ensaios dinâmicos (Sled-Tests) com dispositivos de retenção de crianças e Crash-Tests do tipo NCAP (Latin NCAP e Euro-NCAP), nos quais os manequins (dummies) com biotipos de crianças de 1,5 e 3 anos são instrumentados com acelerômetros, células de carga e transdutores de deslocamentos, a fim de determinar os resultados bio-mecânicos em relação aos índices de sobrevivência e integridade física prescritos.

   Nos laboratórios de testes de Segurança Veicular da Volkswagen, o autor teve tambem oportunidade de executar ensaios de resistência à tração dos terminais de ancoragens do tipo ISOFIX, para averiguar se os elementos estruturais que fazem parte da carroçaria do veículo atendem os requisitos para esse tipo de fixação, que é cada vez mais utilizado internacionalmente.

   Por motivos éticos, não foram mencionadas as marcas e os modelos das "cadeirinhas" mostradas nas ilustrações das páginas deste site, pois o objetivo delas é apenas tentar deixar mais clara a abordagem técnica. Portanto, o conteúdo apresentado aqui deve ser encarado como de "utilidade pública", no intuito de fornecer orientações para aqueles que transportam crianças em seus veículos, não havendo qualquer fim lucrativo neste trabalho.

   E assim, embora tendo oportunidade de conhecer a qualidade de alguns DRC's por efetuar testes e avaliações de "cadeirinhas" em seu local de trabalho, o autor se reserva ao direito de não divulgar esses resultados, por entender que isso é de responsabilidade de órgãos oficiais e credenciados para esse fim.

   Posteriormente, o autor participou de equipe responsável pelo Projeto de um Laboratório de Segurança Veicular no Campus do Inmetro (Xerem - RJ), onde teve oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de Crash-Test, especialmente com relação aos equipamentos e infra-estrutura necessária para a execução dos testes.

   Através deste site, muitos internautas consultam o autor por e-mail a respeito de detalhes técnicos e orientações gerais sobre o tema em questão, e assim o autor tem tido oportunidade de contribuir com sua experiência para um fim tão importante como este, no intuito da preservação de vidas.

   O endereço eletrônico para contactos sobre dúvidas e comentários relacionados ao transporte de crianças em veículos automotores é:

oswaldocarvalho@hotmail.com

     

 

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 


Se você gostou do material exposto neste site, indique o endereço dele para todos os seus parentes e amigos que transportam crianças em veículos.

  

 

 

 

 





Se você se interessa por assuntos relacionados à política e problemas brasileiros, vistos sob a ótica de um brasileiro sem vínculos partidários ou de qualquer outra organização com interesses unilaterais, não deixe de visitar um outro "site" de autoria do engenheiro Oswaldo Pereira de Carvalho Filho, cujo endereço é:

http://www.brasilnovo.oswnet.com

 
 


volta ao MENU na página principal